Fique por dentro das novidades

blog

Pontos turísticos de Jaguarão: Museu Carlos Barbosa

     Você conhece o Museu Carlos Barbosa?

 

     Nesta casa histórica pode-se conhecer a vida e a obra do Dr. Carlos Barbosa Gonçalves e sua atuação como político do âmbito municipal, estadual e federal num período de grandes transformações e efervecências na história do país.

 

     Como se fosse habitada até os dias de hoje, ali está uma coleção requintada e sofisticada de louças, obras de arte, fotografias, objetos pessoais e todo o mobiliário, a maioria em estilo neoclássico e art noveau, característicos do final do século XIX e início do século XX.

 

     Conforme o estilo eclético, utiliza elementos de decoração da mitologia clássica greco-romana; na fachada da casa está a data da sua construção: 1886.É considerada uma inovação para a arquitetura da época pois uma galeria/passadiço, todo envidraçado, circunda um lindo jardim de onde a casa absorve luminosidade e ventilação.

 

     O prédio foi construído de tal forma que proporciona em seu interior um condicionamento de temperatura natural, possuindo cômodos de verão e de inverno. Foi a primeira casa na cidade a ter luz elétrica e ainda conserva lâmpadas originais em funcionamento.

 

     A usina elétrica foi construída aproximadamente em 1900, período em que Dr. Carlos Barbosa detinha grande influência política no estado.


     Aproveite e conheça as histórias da Enfermaria Militar de Jaguarão e da Igreja Matriz do Divino Espirito santo, em Jaguarão.


Fonte: Site do Museu